6/23/2023

ALEMANHA SUSPEITA DE EXPLODIR OLEODUTO DE AMÔNIA NA UCRÂNIA.




Alemanha suspeita de explosão de oleoduto de amônia na Ucrânia.

O Ministério da Defesa em Berlim acredita que as forças de Kiev podem ter participado da sabotagem, de acordo com o Bild

Uma explosão no início deste mês em um grande oleoduto de amônia que atravessa a Ucrânia pode ter sido parte das táticas de sabotagem de Kiev, informou o tabloide alemão Bild no domingo, citando um documento interno do Ministério da Defesa.

A explosão em 5 de junho danificou uma seção do oleoduto de amônia Togliatti-Odessa na região de Kharkov, na Ucrânia, que faz fronteira com a Rússia.

O oleoduto transportava fertilizantes russos para a cidade portuária ucraniana de Odessa para ser enviado ao redor do mundo, mas estava inativo desde o início do conflito entre Moscou e Kiev em fevereiro de 2022.

A Rússia exigiu repetidamente que o oleoduto fosse desbloqueado por Kiev como parte do acordo de grãos do Mar Negro negociado pela ONU e Turquia, e o Kremlin alertou no início de junho que a destruição do canal poderia comprometer o futuro do acordo de grãos.

De acordo com o Bild, as forças ucranianas podem ter explodido deliberadamente o oleoduto para evitar que a Rússia se beneficiasse dele.


O Ministério da Defesa alemão acredita que o;

“envolvimento ucraniano na destruição do oleoduto”

Não pode ser descartado, disse o tablóide, citando a análise do ministério obtida. 

O oleoduto atravessa o território controlado pela Ucrânia e seu desbloqueio beneficiaria principalmente a Rússia, afirmou o documento designado;

“apenas para uso oficial”

Segundo o Bild

A explosão do oleoduto não foi o único “ato de sabotagem” que Berlim potencialmente atribui a Kiev, de acordo com a mídia alemã. 

“Grupos pró-ucranianos … aparentemente interromperam o tráfego ferroviário ao longo de uma importante rota que leva ao território ucraniano por meio de atos de sabotagem”

Afirmou outra parte do documento.


Em particular, o jornal menciona a região de Zaporozhye como um alvo ucraniano. 

A região se juntou à Rússia no outono de 2022 após um referendo, ao lado de outros três ex-territórios ucranianos. 

Linhas ferroviárias na Crimeia também foram atacadas, afirmou o documento do ministério, de acordo com o Bild. 

O Ministério da Defesa alemão acredita que as forças ucranianas podem estar ativas muito atrás das linhas de frente em territórios controlados por tropas russas, acrescentou.

Um dia após a explosão do oleoduto de amônia, o Ministério da Defesa da Rússia disse que um grupo de sabotagem ucraniano estava por trás do ataque. 

No entanto, Kiev culpou Moscou pelo incidente e afirmou que o oleoduto havia sido danificado por ataques russos.


Após o incidente, o presidente Vladimir Zelensky disse que Kiev poderia restaurar as operações do oleoduto;

“se necessário”. 

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia insistiu que a destruição do oleoduto será levada em consideração durante as negociações sobre a extensão do acordo de grãos do Mar Negro, que deve expirar em 17 de julho

MANCHETE

PRESIDENTE POLONÊS VETA PROJETO DE LEI QUE ESTENDERIA

  Presidente Polonês Veta Projeto de Lei que Estenderia Ajuda a Refugiados Ucranianos A crise em torno do apoio da Polônia aos refugiados u...