6/23/2023

O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS AFIRMA QUE NINGUÉM VIVO CORRESPONDE À SUA EXPERIÊNCIA EM POLÍTICA EXTERNA


Biden se compara a Kissinger.

O presidente dos Estados Unidos afirma que ninguém vivo corresponde à sua experiência em política externa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, gabou-se de sua vasta experiência em política externa durante uma arrecadação de fundos para sua campanha de reeleição em 2024, alegando que mesmo o diplomata veterano Henry Kissinger, que completou 100 anos em maio, não poderia superá-lo.

“Eu vou dizer algo ultrajante. Acho que sei tanto sobre a política externa americana quanto qualquer pessoa viva, incluindo o Dr. Kissinger”

Disse Biden durante um evento em Atherton, Califórnia, na segunda-feira.


“Foi o que fiz durante toda a minha vida, nos últimos 207 anos”, brincou. 

O líder estadunidense, que na verdade tem 80 anos, é político em nível nacional há 50 anos. 

Ele também ocupou o cargo de vice-presidente no governo Obama entre 2009 e 2017 e foi senador dos Estados Unidos por Delaware de 1973 a 2009.

Biden pode ser o presidente mais velho dos Estados Unidos, mas ainda é 20 anos mais novo que Kissinger, que foi secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos nas administrações de Richard Nixon e Gerald Ford na década de 1970. 

Kissinger permaneceu uma figura influente desde então. 


O diplomata recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1973 por seu envolvimento na negociação de um cessar-fogo no Vietnã

Falando sobre suas recentes conquistas na política externa, Biden mencionou que uma divisão na OTAN foi evitada em meio ao conflito na Ucrânia. 

“Se você notar, [o presidente russo Vladimir] Putin estava virtualmente certo quando invadiu que iria dividir a OTAN. A OTAN está mais unida do que nunca”

Disse ele.

Quando a Rússia lançou sua operação militar na Ucrânia em fevereiro de 2022, destacou a desmilitarização e a “desnazificação” do país vizinho, além de garantir que declarasse oficialmente a neutralidade e nunca se juntasse à OTAN entre seus principais objetivos. 

Na semana passada, Putin enfatizou que esses objetivos eram “fundamentais” para Moscou e que não serão alterados.


Em sua entrevista ao Wall Street Journal no mês passado, Kissinger sugeriu que a promessa feita pelo Ocidente à Ucrânia em 2008 de que algum dia poderia ingressar na OTAN foi " um grave erro" que levou à atual luta entre Moscou e Kiev. 

Ao mesmo tempo, ele insistiu que – do jeito que as coisas estão no momento – a paz na Europa seria impossível sem a adesão da Ucrânia à aliança.

Na semana passada, Biden concluiu desajeitadamente seu discurso sobre o controle de armas em Connecticut com a frase “Deus salve a rainha”. 

A linha foi o título do hino nacional britânico durante o reinado da rainha Elizabeth II. 

Ela morreu em setembro passado, com o presidente dos Estados Unidos participando de seu funeral

MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...