8/11/2025

CANADENSES BOICOTAM PRODUTOS DOS EUA

 

Canadá

Canadenses Boicotam Produtos dos EUA: 

Entenda a Nova Tendência de Consumo Patriotico

Descubra por que canadenses estão boicotando produtos dos EUA, quais apps ajudam nessa escolha e como governos e empresas locais estão reagindo ao conflito comercial com Trump.


Movimento “Buy Canadian”: o que está acontecendo?

Desde que o governo Trump impôs tarifas de 25% sobre produtos canadenses, milhares de consumidores e empresas no Canadá reagiram com uma onda de patriotismo econômico.

Uma pesquisa do Angus Reid Institute apontou que 98% dos canadenses procuram produtos com selo “Made in Canada” nas prateleiras — e 85% já começaram a substituir produtos americanos por alternativas nacionais.

Outro estudo da dunnhumby revelou que 84% reduziram suas compras de produtos americanos devido às tarifas, e 71% planejam diminuir ainda mais esse consumo em 2025.

Ferramentas e ações práticas dos consumidores

Apps como Maple Scan, O SCANada, Buy Canadian e outros foram criados para identificar facilmente produtos feitos nos EUA e sugerir alternativas canadenses.

Redes sociais fervilham com recomendações do tipo:

“Boicote produtos dos EUA. Escolha marcas canadenses…”
“Cancelamos Amazon, Netflix e Disney…”
— relatos de consumidores determinados a reduzir a presença de marcas americanas no dia a dia.


Empresas e políticas a favor do boicote

A Loblaw, maior rede varejista do Canadá, registrou aumento exponencial nas vendas de produtos locais e implementou sinalizações “Made in Canada” nos pontos de venda

Algumas províncias, como Quebec, anunciaram a retirada de bebidas alcoólicas americanas das lojas estatais.

Lojas, restaurantes e empresas como Au Lit Fine Linens, de Toronto, começaram a priorizar fornecedores nacionais para evitar dependência comercial dos EUA

Impactos no comércio e turismo

A travessia da fronteira caiu mais de 23% em fevereiro de 2025, refletindo tanto o boicote quanto a queda nas viagens entre os países.

O setor de turismo dos EUA sentiu forte impacto: hotéis e aplicativos estimam perdas de bilhões, caso o movimento seja prolongado.

Por dentro do sentimento canadense

Para muitos, o boicote reflete uma defesa da soberania nacional diante de uma postura vista como agressiva por parte dos EUA. 

A narrativa de Trump sugerindo que o Canadá se tornasse o “51º estado” foi citada como principal catalisador do sentimento de traição entre os consumidores.

Um exemplo humano: Pearl Whamond, enfermeira de Montreal, cancelou suas compras na Amazon e deixou de frequentar fast-foods americanos por medo político e xenofobia percebida no outro lado da fronteira.

Tabela de Destaques

ElementoDetalhes
Motivação do boicoteTarifas dos EUA, nacionalismo econômico, defesa da soberania
Ferramentas popularesApps como Maple Scan e O SCANada para escanear e evitar produtos dos EUA
Ações concretasRetirada de produtos, promoção de "Made in Canada", ações de varejo
Setores afetadosAlimentação, bebidas, turismo e apps de streaming
Impacto potencialBilhões em perdas no turismo e queda nas vendas de marcas americanas

MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...