8/30/2023

KIEV RECUSA CONSELHO DE PAZ DO LÍDER DA OTAN.


Kiev recusa conselho de paz do líder da OTAN.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, instou os Estados Unidos a abandonarem a sua “má política” de confronto militar com a Rússia e a procurarem a paz.

 O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano atacou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, depois de este ter reiterado a sua posição de que não pode haver vitória militar para a Ucrânia e que os Estados Unidos precisam de parar de armar Kiev e, em vez disso, procurar a paz com a Rússia.

As autoridades em Kiev;


“estão preocupadas com o facto de Viktor Orban não ter instado há algum tempo a parar o fornecimento de armas à Ucrânia e a legitimar a agressão russa”

Disse Oleg Nikolayenko, de forma algo sarcástica, numa publicação no Facebook na quarta-feira, reagindo às observações do líder húngaro.

“A Ucrânia não vende os seus territórios nem a sua soberania. E o mundo também não”

Acrescentou o diplomata ucraniano.


Orban há muito que afirma que o Ocidente estava a cometer um erro ao prosseguir o confronto militar com a Rússia na Ucrânia. 

Ele reiterou essa avaliação durante uma entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, que publicou na quarta-feira no X (antigo Twitter).

Carlson perguntou a Orban sobre a sua opinião sobre o conflito na Ucrânia e se a NATO o tinha provocado, que é a percepção do antigo apresentador da Fox News. 

O líder húngaro sugeriu que a Ucrânia poderia ter sido trazida para a NATO em 2008, quando a possibilidade foi levantada pelos Estados Unidos contra as objecções russas.

“A Rússia não era suficientemente forte para o impedir, por isso havia uma oportunidade real na altura de integrar os ucranianos na NATO. Mas foi rejeitado”

Pelos aliados europeus, disse ele.

MANCHETE

PRESIDENTE POLONÊS VETA PROJETO DE LEI QUE ESTENDERIA

  Presidente Polonês Veta Projeto de Lei que Estenderia Ajuda a Refugiados Ucranianos A crise em torno do apoio da Polônia aos refugiados u...