6/19/2023

O MUNDO É GRANDE O SUFICIENTE PARA PEQUIM E WASHINGTON PROSPERAREM


Futuro da humanidade depende das relações China-Estados Unidos.

O mundo é grande o suficiente para Pequim e Washington prosperarem, diz o líder chinês.

Relações estáveis ​​entre a China e os Estados Unidos são vitais para a comunidade internacional, que não quer escolher um lado entre os dois países, disse o presidente chinês, Xi Jinping, durante uma reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Pequim na segunda-feira. 

“O planeta Terra é grande o suficiente para acomodar o respectivo desenvolvimento e prosperidade comum da China e dos EUA”

Disse Xi a Blinken, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China. 


O líder chinês disse que o mundo está interessado em laços “geralmente estáveis” entre Pequim e Washington, porque;

“se os dois países podem encontrar o caminho certo para se entender, depende do futuro e do destino da humanidade”. 

A comunidade internacional espera que a China e os Estados Unidos;

“coexistam em paz e tenham relações amistosas e cooperativas”

E não querem escolher um lado em caso de conflito, afirmou Xi. 


O presidente chinês argumentou que a competição com Pequim não ajudaria Washington a resolver os problemas domésticos dos Estados Unidos ou os desafios que o mundo enfrenta atualmente. 

“A China respeita os interesses dos EUA e não procura desafiar ou deslocar os EUA”

Enfatizou Xi, acrescentando que Pequim espera a mesma abordagem do governo Biden.

Xi pediu aos Estados Unidos que adotem uma atitude racional e pragmática em relação à China e que trabalhem juntos para melhorar os laços e tornar a situação global mais estável. 

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Blinken garantiu a Xi durante sua conversa de 35 minutos que os Estados Unidos não buscam conflito ou uma nova Guerra Fria com Pequim e não têm intenção de tentar mudar o sistema político da China. 

Washington espera continuar o envolvimento de alto nível com Pequim, mantendo as linhas de comunicação abertas e administrando as diferenças com responsabilidade, disse o principal diplomata dos Estados Unidos, de acordo com o comunicado chinês. 

Blinken é o primeiro secretário de Estado dos Estados Unidos a se encontrar com Xi desde 2018. 


Inicialmente, ele deveria chegar a Pequim no início de fevereiro, mas a viagem foi adiada devido ao chamado escândalo do “balão espião”. 

Os Estados Unidos alegaram ter derrubado uma aeronave de vigilância chinesa sobre seu território, enquanto a China insistiu que o objeto era um balão meteorológico que se desviou para o espaço aéreo americano por acidente.

A visita de dois dias de Blinken também incluiu uma reunião com o principal diplomata de Pequim, Wang Yi, na segunda-feira, bem como conversas com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, no domingo.

MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...