4/06/2023

HIMARS E CANHÕES DE 155 MM, COMO A UCRÂNIA USOU MUNIÇÃO DA OTAN PARA ATACAR CIVIS DE DONETSK

 

Ucrânia usou munição da OTAN para matar civis de Donetsk.

HIMARS e canhões de 155 mm teriam sido usados ​​no ataque que matou nove e feriu sete.

Uma série de ataques de artilharia em áreas residenciais em Donbass na quinta-feira matou pelo menos uma dúzia de civis, informaram os meios de comunicação locais. 

Em dois ataques à cidade de Donetsk, as forças de Kiev usaram obuses e lançadores de foguetes fornecidos pela OTAN, disse o comitê investigativo da Rússia.

Um ataque a um estacionamento no distrito de Kalininsky, em Donetsk, matou nove civis e feriu sete, segundo as autoridades. 


Depois de processar a cena do crime, um investigador russo disse que a carnificina foi causada por uma saraivada de um sistema de lançamento de foguetes múltiplos, “provavelmente HIMARS”.

Os Estados Unidos forneceram três dúzias de lançadores HIMARS para a Ucrânia no ano passado, juntamente com munição de longo alcance. 

Outros seis disparos de obuses de 155 mm, também fornecidos à Ucrânia pelo Ocidente, atingiram o distrito de Petrovsky na tarde de quinta-feira. 

Não houve relatos de vítimas.


Parte da cidade de Donetsk também perdeu energia após o ataque com foguetes e obuses. 

Enquanto isso, outro ataque de artilharia atingiu uma estação de ônibus em Lisichansk. 

Três civis foram mortos, um ficou ferido e um ônibus de passageiros foi danificado, disseram as autoridades locais. 


Lisichansk fica na República Popular de Lugansk, com a posição ucraniana mais próxima a cerca de 20 quilômetros de distância.

A Ucrânia implorou repetidamente aos Estados Unidos e seus aliados para enviar mais munição de artilharia , citando a escassez que dificultava seus esforços para manter pontos estratégicos importantes, como Artyomovsk ou Avdeevka, ou lançar a tão esperada “ofensiva de primavera” contra as forças russas.

A munição para HIMARS e obuses foi listada no mais recente pacote de “assistência de segurança” do Pentágono para Kiev, dos quais $ 500 milhões viriam dos estoques existentes das forças armadas dos Estados Unidos e outros $ 2,1 bilhões comprados da indústria militar americana.

MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...