9/14/2022

CASA BRANCA ALERTA PARA 'POTENCIAL MILITAR RÚSSIA, PEDE CAUTELA EM MEIO À ALEGRIA.


Casa Branca alerta para 'potencial militar de Putin'

Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, pede cautela em meio à alegria sobre os desenvolvimentos na Ucrânia.

Embora entusiasmado com os avanços relatados pelos militares ucranianos na região de Kharkov, o porta-voz da Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, pediu na terça-feira aos repórteres que não percam de vista o potencial militar da Rússia.

"Eles claramente ainda têm um exército capaz de causar grandes danos e baixas"

Disse Kirby a repórteres em uma entrevista na terça-feira à tarde. 

Apesar de todos os problemas que os russos podem ter enfrentado na Ucrânia, suas forças armadas;

“ainda são muito grandes e muito poderosas”

E o presidente russo Vladimir Putin;

“ainda tem uma enorme capacidade militar à sua disposição, não apenas para ser usada na Ucrânia, mas potencialmente em outro lugar.”

As forças ucranianas se mudaram para áreas ao norte e leste de Kharkov na semana passada, com o presidente Vladimir Zelensky reivindicando ganhos de 2.000 quilômetros quadrados. 

Moscou alegou que as tropas russas que anteriormente detinham a estrategicamente importante cidade de Izyum foram “removidas”.

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Olga Stefanishyna, disse à France 24 na terça-feira que a operação de Kharkov foi um “ponto de virada” não apenas dos combates desde fevereiro, mas também da “guerra que começou na primavera de 2014”, referindo-se aos esforços de Kiev para suprimir o independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk após o golpe apoiado pelos Estados Unidos 

No início do dia, aparecendo no Good Morning America da ABC, Kirby expressou confiança de que Kiev poderia manter o ritmo das operações, observando que;

“eles planejaram essa contra-ofensiva com muito cuidado”.

De acordo com o New York Times, oficiais militares britânicos e norte-americanos trabalharam em conjunto com o estado-maior da Ucrânia para planejar o contra-ataque. 

O novo adido de defesa dos Estados Unidos em Kiev, o brigadeiro-general Garrick Harmon;

“começou a ter sessões diárias com os principais oficiais da Ucrânia”

No período que antecedeu a contra-ofensiva, informou o jornal na terça-feira. 

“Fizemos alguns exercícios de modelagem e de mesa”

Disse o subsecretário de Defesa para Políticas, Colin Kahl, ao Times em entrevista por telefone. 

“Esse conjunto de exercícios sugeriu que certos caminhos para uma contra-ofensiva provavelmente seriam mais bem-sucedidos do que outros. Nós fornecemos esse conselho, e então os ucranianos internalizaram isso e tomaram sua própria decisão.”

Os Estados Unidos também forneceram à Ucrânia informações sobre as posições russas, apontando que a frente no nordeste era mais fraca do que no sul, disse Kahl. 

A grande ofensiva de Kiev no sul, visando Kherson, não teve progresso significativo

MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...