4/21/2023

RÚSSIA ENTREGARÁ FERTILIZANTE GRATUITO À ÁFRICA.


Rússia entregará fertilizante gratuito à África.

A carga humanitária será fornecida apesar das sanções ocidentais contra as exportações agrícolas do país.

Moscou está preparando dois lotes de fertilizantes para serem enviados ao Quênia e à Nigéria gratuitamente, revelou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Vershinin. 

O anúncio ocorre em meio à incerteza sobre as perspectivas de uma extensão do acordo de grãos do Mar Negro.


“Até agora, um carregamento [de fertilizantes russos] de 20.000 toneladas foi transportado para Malawi e levou seis meses. Mais [entregas de fertilizantes] para o Quênia e a Nigéria estão sendo preparadas, mas ainda não foram implementadas”

Disse Vershinin à Russia 24 TV na sexta-feira.

O vice-ministro das Relações Exteriores observou que estava falando sobre o fornecimento de fertilizantes russos que estavam sob sanções ocidentais e foram entregues às custas de Moscou. 

“Esta é a imagem real do que está acontecendo hoje, que, infelizmente, muitos estão tentando esconder”

Disse Vershinin, expressando confiança de que;

“eles não terão sucesso”.

As sanções ocidentais não visam diretamente os produtos agrícolas russos, mas afetam pagamentos, seguros e remessas. 

Com muitos bancos russos desconectados da SWIFT, os acordos diretos para exportações têm sido dificultados.


Sob o acordo de grãos do Mar Negro, que foi negociado em julho passado pela ONU e Turquia para ajudar a manter os embarques agrícolas da Ucrânia, a Rússia receberia uma suspensão de sanções para seus próprios produtos agrícolas.

No entanto, Moscou expressou descontentamento com os esforços da ONU para suspender as restrições ocidentais que afetam o setor. 

De acordo com o Kremlin, apenas metade do acordo está sendo implementado porque nem todas as partes cumpriram sua parte do acordo.

O acordo já foi prorrogado uma vez, mas agora está definido para expirar em 18 de maio, e há incerteza sobre as perspectivas de uma extensão. 

Moscou disse que só consideraria outra extensão se as demandas em relação às suas próprias exportações fossem atendidas.


Em setembro passado, o presidente Vladimir Putin anunciou que Moscou estava pronta para transferir gratuitamente 300.000 toneladas de fertilizantes russos – presos em portos da União Europeia devido a sanções ocidentais – para países em desenvolvimento. 

Embora Putin tenha saudado a decisão de permitir a entrada de fertilizantes russos na União Europeia, ele criticou Bruxelas por permitir que apenas os estados membros do bloco os comprem

MANCHETE

PRESIDENTE POLONÊS VETA PROJETO DE LEI QUE ESTENDERIA

  Presidente Polonês Veta Projeto de Lei que Estenderia Ajuda a Refugiados Ucranianos A crise em torno do apoio da Polônia aos refugiados u...