4/29/2023

INDONÉSIA SE AFASTA DO DÓLAR AMERICANO NAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS E FINANCEIRAS


Impulso de desdolarização do BRICS ganha força.

O bloco econômico dos países em desenvolvimento vem trabalhando para estabelecer uma nova moeda de reserva

A Indonésia está seguindo o exemplo do grupo BRICS em sua política de se afastar do dólar americano nas transações comerciais e financeiras, de acordo com o banco central do país. 

Jacarta introduziu transações na moeda local para liquidar transações internacionais, informou o portal SINDOnews, citando o governador do Banco da Indonésia, Perry Warjiyo.

“A Indonésia iniciou a diversificação do uso da moeda na forma de LCT [comércio de moeda local]. A direção é a mesma dos BRICS. Na verdade, a Indonésia é mais concreta”

Disse Warjiyo na sexta-feira, em entrevista coletiva na reunião do conselho de governadores.


A Indonésia já implementou a prática com vários países, como Tailândia, Malásia, China e Japão, acrescentou. 

Ela também planeja assinar um acordo de cooperação com a Coréia do Sul em relação ao comércio de moeda local no início de maio.

A declaração de Warjiyo ocorre no momento em que o bloco econômico do BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, afirma estar trabalhando no estabelecimento de uma rede de pagamentos conjunta para reduzir a dependência do sistema financeiro ocidental e do dólar em particular. 

Os países membros vêm aumentando o uso de moedas locais no comércio mútuo e também trabalhando no estabelecimento de uma nova moeda de reserva.


No mês passado, Brasil e China assinaram um acordo para negociar em suas próprias moedas, abandonando assim o papel do dólar como intermediário.

As tentativas da China de abandonar o dólar no comércio internacional se intensificaram em meio às amplas sanções introduzidas pelas nações ocidentais contra a Rússia, um grande produtor e exportador global de energia. 

Os formuladores de políticas indianos também tomaram várias medidas para mudar do dólar para rublos e rúpias no comércio mútuo com Moscou.

A Rússia começou a desdolarizar sua economia em 2014, quando o Ocidente introduziu a primeira rodada de sanções contra o país por causa da Crimeia. 


Moscou vem impulsionando o uso de moedas alternativas em transações desde o ano passado, com o presidente Vladimir Putin sugerindo anteriormente que o yuan chinês deveria ser usado de forma mais ampla, não apenas no comércio com a China, mas também nas transações da Rússia com países da África e da América Latina.

Os dados mais recentes do Banco da Rússia mostram que o yuan se tornou um jogador importante no comércio exterior da Rússia

MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...