11/29/2022

VIOLAÇÃO DE SANÇÕES, UNIÃO EUROPEIA AVANÇA PARA EQUIPARAR EVASÃO DE SANÇÕES A TERRORISMO.


União Europeia avança para equiparar evasão de sanções a terrorismo.

O Conselho Europeu adicionou 'violação de medidas restritivas' à lista de crimes do bloco

A União Europeia deu o primeiro passo para tornar as violações de sanções um crime em todo o bloco, no mesmo nível do terrorismo, tráfico de seres humanos e crime organizado. 

Na segunda-feira, o Conselho Europeu votou por unanimidade para adicionar;


“ violação de medidas restritivas ”

A sua lista de “ crimes da UE ” que acarretam penas universais em todos os estados membros.

A medida visa fechar quaisquer brechas nas interpretações individuais dos Estados membros sobre os pacotes de sanções anti-russos adotados desde o início da operação militar de Moscou na Ucrânia em fevereiro. 

O ministro da Justiça tcheco, Pavel Blazek, elogiou a decisão do Conselho Europeu como;

“ uma ferramenta essencial para garantir que qualquer tentativa de contornar [as sanções da UE contra a Rússia] será interrompida. ”

Para garantir a obediência uniforme às sanções da União Europeia em todos os estados membros, a Comissão Europeia deve propor regras mínimas que definam crimes e penalidades relacionadas à violação de medidas restritivas, de acordo com um comunicado de imprensa do Conselho Europeu. 

Essa diretiva será então discutida e posteriormente adotada pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu.


A União Europeia tem o poder de adotar e aplicar “regras mínimas” em todo o bloco sobre as definições de infrações penais em áreas de “crimes particularmente graves” que têm uma dimensão transfronteiriça.

Além do terrorismo, o tráfico de seres humanos e o crime organizado, o tráfico ilícito de drogas e armas, a falsificação de dinheiro e outras formas de pagamento, o branqueamento de capitais, a exploração sexual de mulheres e crianças, o crime informático e a corrupção são todos considerados “ crimes da UE”. ” 

Os estados membros da União Europeia têm lutado para chegar a um acordo sobre vários aspectos do regime de sanções anti-russas, como um teto de preço para as exportações marítimas de petróleo e a inclusão de diamantes russos em futuros pacotes de sanções. 

A decisão do Conselho Europeu de elevar as violações de sanções a um nível de “ crime da UE ” é vista como um precursor necessário dos esforços do bloco para confiscar centenas de bilhões de dólares em bens estatais e privados russos atualmente protegidos pela lei internacional em nome da reconstrução da Ucrânia, segundo o Politico.

Embora não seja legalmente possível confiscar unilateralmente os bens de outro país sob os regulamentos existentes, a Comissão Europeia lançou recentemente uma iniciativa para identificar;

“ maneiras de fortalecer o rastreamento, identificação, congelamento e gerenciamento de ativos como etapas preliminares para um possível confisco ”

Um documento visto pelo Politico no início deste mês revelado. 


MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...