11/14/2022

FMI ALERTA ESTADOS UNIDOS DIVISÃO DA ECONOMIA MUNDIAL EM BLOCOS RIVAIS.


Chefe do FMI alerta Estados Unidos contra construção de barreiras econômicas.

A divisão da economia mundial em blocos rivais prejudicará todas as partes envolvidas, diz Kristalina Georgieva

As tentativas dos Estados Unidos e da União Europeia de construir barreiras econômicas para alcançar seus objetivos geopolíticos acabarão saindo pela culatra, disse a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

“Minha preocupação é o aprofundamento da fragmentação na economia mundial”

Disse Georgieva em entrevista ao Washington Post no sábado. 


“Podemos estar caminhando como sonâmbulos para um mundo mais pobre e menos seguro como resultado.”

Se a rivalidade entre os Estados Unidos e a China dividir a economia global em campos opostos, ela encolherá 1,5%, ou mais de US$ 1,4 trilhão por ano, disse ela, acrescentando que as perdas em termos percentuais para a região asiática serão duas vezes maiores. .

Georgieva, nascida na Bulgária, lembrou que;

“viveu a primeira Guerra Fria do outro lado da Cortina de Ferro. E, sim, está muito frio lá fora. E entrar em uma segunda guerra fria por outra geração é… muito irresponsável.”

O chefe do FMI disse que as tarifas sobre produtos chineses que foram impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e mantidas em vigor sob Joe Biden são uma dessas medidas contraproducentes. 

Ela não mencionou as sanções impostas a Moscou por causa do conflito na Ucrânia ou as tentativas de Washington e seus aliados de colocar tetos de preços na energia russa.

Alguma diversificação das cadeias de suprimentos pode ser necessária, especialmente após a pandemia de Covid-19, mas quando for;


“além da lógica econômica, seria prejudicial para os EUA e o resto do mundo”

Apontou Georgieva.

“É importante pensar cuidadosamente nas ações e no que elas podem gerar como contra-ações, porque uma vez que você solta o gênio da garrafa, é difícil colocá-lo de volta”

Alertou.

No entanto, o chefe do FMI sugeriu que uma divisão completa entre os Estados Unidos e a China provavelmente seria impossível. 

O comércio anual entre as duas maiores economias do mundo atualmente é de US$ 600 bilhões, e elas estão profundamente interconectadas, explicou ela.

MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...