10/10/2022

LÍDERES AMERICANOS E BRITÂNICOS, PEDIRAM À HUNGRIA QUE INVADISSE A SÉRVIA POR TERRA EM 1999.


Estados Unidos pediram à Hungria para invadir a Sérvia.

Viktor Orban recusou o pedido de 1999 de Bill Clinton para fazer guerra ao seu vizinho.

O presidente sérvio Aleksandar Vucic revelou no sábado que líderes americanos e britânicos, incluindo o presidente Bill Clinton, pediram à Hungria que invadisse a Sérvia por terra em 1999.

O primeiro-ministro Viktor Orban, que contou a Vucic sobre o pedido, supostamente recusou.


Em um discurso televisionado, Vucic disse que os Estados Unidos e o Reino Unido queriam que as forças húngaras avançassem para o sul, na Sérvia, a fim de dividir os militares iugoslavos entre a frente no Kosovo e uma nova frente com a Hungria.

“Clinton e os britânicos pediram [Orban] para atacar a Sérvia do norte para que eles pudessem estender nossas forças de Kosovo e Metohija para Vojvodina” , explicou ele. 

Orban, que na época tinha um ano de seu primeiro mandato, recusou e, com a ajuda do chanceler alemão Gerhard Schroeder, recuou contra a “pressão da Casa Branca”.

Orban contou a Vucic sobre o pedido durante uma reunião recente e permitiu que ele falasse sobre isso publicamente, disse o líder sérvio.

A OTAN lançou uma campanha de bombardeio em 1999 contra a República Federativa da Iugoslávia, que naquela época era composta apenas pela Sérvia e Montenegro. 

Ao travar a guerra aérea, a OTAN ficou do lado dos separatistas étnicos albaneses, que lutavam com os sérvios pela independência de Kosovo, uma província da Sérvia. 

A Hungria havia se juntado à OTAN no início daquele ano, mas não participou da campanha.


De acordo com Vucic, Orban viajou para o Reino Unido para conversar com o primeiro-ministro Tony Blair e a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher. 

Cumprimentando-o na porta de Downing Street, Thatcher disse a Orban que;

“me incomoda muito que você se recusou a atacar a Sérvia, é por isso que mais soldados britânicos vão morrer”

Disse Vucic.

Em última análise, nenhuma tropa britânica morreu durante a campanha.


As hostilidades cessaram em junho de 1999 com a assinatura do Acordo de Kumanovo, após o qual as tropas da OTAN se mudaram para Kosovo, onde permanecem até hoje. 

A campanha de bombardeio marcou a primeira vez que a aliança liderada pelos Estados Unidos usou força militar sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, e ainda é considerada por grande parte do mundo como ilegítima.


MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...