10/15/2022

GUERRA DO PETRÓLEO ESTADOS UNIDOS PROMETE CONSEQUÊNCIAS GRAVES PARA A ARÁBIA SAUDITA.


Biden promete 'consequências' para a Arábia Saudita por decisão da Opep.

O presidente dos Estados Unidos não especificou que ação Washington planejava assumir os cortes na produção de petróleo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou a Arábia Saudita sobre as ramificações, depois que o líder de fato da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) anunciou cortes na produção de petróleo.

“ Haverá algumas consequências para o que eles fizeram com a Rússia… Não vou entrar no que considero e no que tenho em mente. Mas haverá – haverá consequências ”

Alertou Biden em entrevista à CNN.


A Opep+, que inclui a Rússia, anunciou na semana passada que reduzirá a produção de petróleo em dois milhões de barris por dia a partir de novembro, a maior redução do grupo desde o início da pandemia de Covid-19. 

A medida irritou Washington, que repetidamente instou a Opep a aumentar a produção. 

Os Estados Unidos querem derrubar os preços do petróleo, que são vistos como ajudando a Rússia, o segundo maior exportador de petróleo do mundo, a financiar o conflito com a Ucrânia.

Quando perguntado pela CNN se era hora de Washington reavaliar seu relacionamento com Riad, Biden disse “ sim ” e indicou que o Congresso decidiria sobre as medidas reais quando voltar à sessão após as eleições de meio de mandato.

Os comentários de Biden vieram um dia depois que o senador norte-americano Bob Menendez, que preside o Comitê de Relações Exteriores, exigiu que os Estados Unidos;

“ congelassem todos os aspectos ”

De sua cooperação com a Arábia Saudita. 


Anteriormente, o senador americano Richard Blumenthal e o deputado Ro Khanna pediram que as vendas de armas para Riad fossem interrompidas. 

Outras autoridades americanas expressaram opiniões semelhantes nos últimos dias.


Enquanto isso, o presidente Vladimir Putin insistiu na terça-feira que as ações da Rússia em relação aos recursos energéticos visam garantir a estabilidade do mercado, não criar problemas.

“ Estamos trabalhando ativamente no âmbito da OPEP+… Nossas ações, nossas decisões não são dirigidas contra ninguém… Eles visam a estabilidade nos mercados mundiais de energia… , Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Os Emirados Árabes Unidos também são membros da Opep e foram avisados ​​sobre o corte na produção de petróleo ao lado da Arábia Saudita."

A maioria das autoridades dos estados da OPEP + disse que o corte é uma decisão “técnica, não política ” e citou um “ risco de recessão ” como contribuindo para a mudança. 

Analistas dizem que a medida também é programada para evitar que os preços do petróleo caiam antes da queda sazonal na demanda.

MANCHETE

PRESIDENTE POLONÊS VETA PROJETO DE LEI QUE ESTENDERIA

  Presidente Polonês Veta Projeto de Lei que Estenderia Ajuda a Refugiados Ucranianos A crise em torno do apoio da Polônia aos refugiados u...