5/21/2022

FINLÂNDIA NA OTAN E OS RISCOS A SEGURANÇA MUNDIAL.


A tentativa do país nórdico de se juntar ao bloco militar liderado pelos Estados Unidos agora precisa de aprovação do parlamento.


Finlândia decide oficialmente aderir à OTAN.

A Finlândia anunciou oficialmente sua intenção de ingressar na aliança militar da OTAN. 

Durante uma reunião de gabinete no domingo, o presidente Sauli Niinistö e os ministros;

“ concordaram que a Finlândia se candidataria à adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ”, 

Dizia um comunicado do governo.


A adesão da Finlândia ao bloco liderado pelos Estados Unidos exigiria a aprovação unânime dos 30 estados membros existentes, incluindo a Turquia, que sugeriu que poderia vetar a medida. 

Um relatório sobre a adesão planejada da Finlândia será submetido ao parlamento nacional assim que for aprovado em uma sessão plenária do governo, segundo o comunicado.

“ Nossa decisão é histórica. O mais importante é a segurança da Finlândia e dos nossos cidadãos. A decisão fortalece a segurança e a cooperação entre os países nórdicos ”, 

Disse a primeira-ministra Sanna Marin.

A premiê acrescentou que espera que o parlamento finlandês;

“aceite a decisão de ingressar na OTAN com determinação e responsabilidade ”.

Niinistö e Marin estão programados para realizar uma coletiva de imprensa sobre a candidatura da Finlândia à OTAN ainda hoje, com a presença de cerca de 90 jornalistas.

A Finlândia e sua vizinha Suécia ficaram de fora da OTAN durante a Guerra Fria, mas os governos dos dois países nórdicos disseram que reconsideraram sua posição após o lançamento da operação militar da Rússia na Ucrânia no final de fevereiro. 

Moscou insistiu que a adesão de Helsinque e Estocolmo à organização liderada pelos Estados Unidos seria um erro e prometeu apresentar uma resposta apropriada ao desenvolvimento.

A Otan inicialmente esperava uma rápida ratificação das propostas de adesão finlandesa e sueca, mas o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou que seu país poderia se opor à adesão.

Erdogan descreveu as duas nações como;


“ residenciais para organizações terroristas ”, 

Referindo-se ao separatista Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e à Frente Revolucionária de Libertação Popular (DHKP/C), que foram proibidos por Ancara.

O principal conselheiro do presidente Recep Tayyip Erdogan, Ibrahim Kalin, esclareceu à Reuters no sábado que a Turquia não está tentando derrubar a adesão da Suécia e da Finlândia ao bloco da Otan liderado pelos Estados Unidos. 

Embora as preocupações de Ancara sobre as organizações consideradas “terroristas” que operam nesses países devam ser abordadas, disse o funcionário.

A Finlândia compartilha uma fronteira terrestre de 1.340 quilômetros, 832 milhas com a Rússia e travou uma guerra com a União Soviética em 1939.

Os líderes russos argumentaram que ter membros da Otan e armas estratégicas instaladas na porta de seu país viola o princípio da “ segurança indivisível ”, o que significa que nem o bloco ocidental nem Moscou devem ser autorizados a fortalecer sua própria segurança às custas da outra parte.


MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...