11/13/2022

OTAN BUSCA MILITARIZAÇÃO DA ÁSIA-PACÍFICO.


OTAN busca militarização da Ásia-Pacífico.

O bloco liderado pelos Estados Unidos e outros já conseguiram semear dúvidas entre as nações da região, alerta o chanceler russo

Enquanto os países da Ásia-Pacífico continuam divididos em segurança, a Otan está trabalhando ativamente para consolidar sua posição na região, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

“A OTAN não diz mais que é uma aliança puramente defensiva”

Destacou o diplomata, falando à margem da Cúpula do Leste Asiático na capital do Camboja, Phnom Penh, no domingo.


Desde o fim da Guerra Fria, o bloco militar liderado pelos Estados Unidos moveu sua “linha de defesa” para mais perto das fronteiras da Rússia em várias ocasiões, disse Lavrov. 

Na cúpula de Madri neste verão, a aliança anunciou;

“que têm responsabilidade global e que a segurança do Euro-Atlântico e do Indo-Pacífico é indivisível”

Acrescentou.

“Na verdade, eles agora afirmam que terão um papel de liderança [na região da Ásia-Pacífico] e já estão mudando a chamada linha de defesa para o Mar do Sul da China”

Destacou o ministro.

Washington e seus aliados têm tentado militarizar a região, disse Lavrov, lembrando o pacto de defesa AUKUS, que foi assinado entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália no ano passado. 

Atualmente, estão sendo feitas tentativas para incorporar Nova Zelândia, Japão e Canadá a este bloco, acrescentou.


Essas ações são;

"obviamente destinadas a conter a China e resistir aos interesses da Rússia na Ásia-Pacífico"

Disse o ministro.

“Não há consenso na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) sobre como proceder na esfera da segurança nesta região. Então, se o objetivo dos americanos era semear dúvidas entre os membros da ASEAN e tentar minar sua posição unificada, então eles conseguiram”

Concluiu Lavrov.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, ele expôs “francamente” essas preocupações, que também são compartilhadas pela China, aos participantes da Cúpula do Leste Asiático.

MANCHETE

PRESIDENTE POLONÊS VETA PROJETO DE LEI QUE ESTENDERIA

  Presidente Polonês Veta Projeto de Lei que Estenderia Ajuda a Refugiados Ucranianos A crise em torno do apoio da Polônia aos refugiados u...