7/03/2022

CASO GREENWALD, COMO EDWARD SNOWDEN EX-AGENTE DO NSA AJUDOU GLENN GREENWALD.


Alerta vermelho absoluto: 


Esta é uma retaliação inacreditavelmente nua por revelar corrupção extrema nos níveis mais altos do governo de #Bolsonaro e uma ameaça existencial ao jornalismo investigativo no #Brasil.

Alerta vermelho absoluto': 

Jornalista Glenn Greenwald acusado de crimes cibernéticos no Brasil.


O premiado jornalista Glenn Greenwald foi acusado de hackear telefones celulares de promotores e funcionários públicos brasileiros em um processo criminal aberto.

Os promotores federais acusaram Greenwald de crimes cibernéticos por seu papel na publicação de mensagens de celular vazadas que envergonharam o governo Bolsonaro e sua força-tarefa anticorrupção, além de acusá-lo de ser membro de uma “organização criminosa”.

Greenwald já havia brigado com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com o jornalista se referindo a ele como um “aspirante a ditador”, e o presidente prometendo não expulsar o jornalista do país, mas prendê-lo.

A organização de notícias de Greenwald, The Intercept Brasil, que ele cofundou em 2016, publicou vários relatórios bombásticos com uma infinidade de mensagens vazadas, incriminando o ministro da Justiça Sergio Moro por minar o Partido dos Trabalhadores de esquerda e impedir o ex-presidente Lula da Silva de retornar ao poder, abrindo caminho para que Bolsonaro assuma o poder em 2018. 

As mensagens também pareciam mostrar que Moro, então juiz federal, treinou e criou estratégias com promotores que lidavam com o caso de corrupção contra Lula em 2017. 

Moro mais tarde se tornou ministro da Justiça de Bolsonaro. 


Os promotores afirmam que Greenwald desempenhou um;

“papel claro em facilitar a prática de um crime”

Dizendo aos hackers para excluir seus próprios arquivos para ajudar a encobrir seus rastros dos promotores brasileiros. 

Amigo e aliado de longa data de Greenwald, o denunciante da NSA Edward Snowden. 

Twittou que as acusações eram;


“retaliação nua por revelar corrupção extrema nos níveis mais altos do governo Bolsonaro."

Em comunicado, Greenwald descreveu as acusações como;

“uma tentativa óbvia de atacar uma imprensa livre em retaliação” 

As reportagens danosas sobre Moro e o governo Bolsonaro em geral. 

 

MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...