5/21/2022

CORRUPÇÃO NA AMÉRICA LATINA:

Argentina:

Na Argentina, os Documentos do Panama liga o presidente Mauricio Macri a uma empresa offshore, embora desde então ele negue ser um dos sócio na empresa.

Um promotor argentino já solicitou a abertura de uma investigação sobre o envolvimento de Macri com a empresa.

A frente de oposição para a vitória, que tem lidado com divisões internas, está ansioso para manter os holofotes sobre o escândalo Macr, empresa offshore antes das eleições legislativas em 2017, e a oposição usaria a investigação contra a administração Macri.

Brasil:

O Brasil tem turbulência política suficiente já em curso que as revelações dos Documentos do Mossack Fonseca Panamá Papers, e provavelmente, terá um efeito mínimo.

Os vazamentos ligaram o menor líder da casa, Eduardo Cunha, em uma empresa offshore, mas Cunha e outros políticos brasileiros já estão amarrados no escândalo da empresa estatal de petróleo, Petrobras.

Investigações criminais em curso contra membros do Partido dos Trabalhadores dominantes, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a tentativa de impeachment contra o presidente Dilma Rousseff, provavelmente terá um efeito político mais imediato do que os Documentos do Mossack Fonseca Panamá Papers.

Guatemala:

Na Guatemala, a divulgação de informações através dos documentos vazados vai chamar um maior escrutínio da comissão de investigação do governo conhecida como a Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala (CICIG).

O corpo patrocinada pelas Nações Unidas anunciou que iria investigar os documentos para prova de irregularidade.

Uma investigação CICIG levou ao indiciamento do ex-presidente Otto Perez Molina por acusações de corrupção em 2015, e mais uma prova da corrupção de funcionários da Guatemala, se encontrado, poderia lançar investigações adicionais pela CICIG no país.

Venezuela:

A precipitação dos vazamentos Panamá papéis na Venezuela é provável que seja mínima.

Nenhum dos indivíduos-chave no Partido Socialista Unido da Venezuela são nomeados.

O impasse em curso político entre o governo e a oposição vem crescendo e trazendo divisões no partido no poder, e a inflação extrema do país são suficiente de influenciar mais diretamente o futuro político do país do que alegações de corrupção.


MANCHETE

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA SOBRE OPERAÇÃO MILITARES DOS EUA NA VENEZUELA

  Relatórios de Inteligência Levantam Temores Sobre Possível Operação Militar dos EUA na Venezuela Por Detetive Luz – Geopolítica, Inteligê...